- Nenhum comentário

Saiba o porquê da sexta-feira 13 ser temida por muitos

A Sexta-Feira 13 é tradicionalmente conhecida como o dia mais azarado de todos. Existe até um nome esse medo. O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13). A data é a junção de duas coisas que por si só já são associadas ao azar. O número 13 é considerado um número do azar, do infortúnio. Em comparação com o número 12, que representa a inteireza ( o número 12 representa algo completo: 12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo,12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude, o 13 é sempre associado a algo irregular. Já a sexta-feira ganhou sua fama de dia de azar devido ao fato de que, segundo a Bíblia, foi o dia em que Jesus foi crucificado. 

Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional. Toda vez que essa data chega nos Estados Unidos, cerca de 900 milhões de dólares são perdidos, porque ninguém quer fechar negócio nessa data.

Grandes tragédias que aconteceram em uma sexta-feira 13: 

Coincidências à parte – ou não –, muitos acidentes famosos aconteceram nessa data. Quer ver só? O transatlântico Costa Concórdia naufragou em 13 de janeiro de 2012; a nave da missão Apollo 13 explodiu no dia 13 de abril de 1970; o acidente com o avião da Força Aérea do Uruguai, que levava uma equipe uruguaia de rúgbi, caiu na Cordilheira dos Andes em 13 de outubro de 1972.

Com informações 12 e 3.

0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que achou disso!