- Nenhum comentário

Metade dos PSFs de Buenos Aires não têm médico

Nós do Buenos em Foco fomos  em todas as UBS(PSF) da cidade, a fim de sabermos como está o atendimento e o funcionamento. 

Vila São Luiz - Chegando ao PSF da Vila São Luiz, fomos informados de que não há médico, pois a médica que lá havia pediu demissão. Sabendo disso perguntamos onde o pessoal da Vila estava sendo atendido, e a recepcionista nos informou que estavam sendo direcionados para o PSF do Loteamento Santa Iracema ou para o PSF do Loteamento Nossa Senhora de Fátima. 

Nossa Senhora de Fátima - Seguindo na busca por informações fomos até o PSF  do Loteamento Nossa Senhora de Fátima. Ao conversarmos com a atendente ela confirmou que, de fato, os pacientes da Vila São Luiz estavam sendo remanejados para lá; mas que para serem atendidos tinham que chegar bem cedo, já que o atendimento é por ordem de chegada, e que estavam sendo entregues apenas 15 fichas. A médica do PSF Nossa Senhora de Fátima só atende nas terças-feiras. 

Boa Fé - Mais adiante chegamos à USF do Loteamento Boa Fé, o qual estava fechado. Lemos a informação escrita num cartaz de que o mesmo agora passaria a funcionar na Unidade do Loteamento Santa Ana. Nos dirigimos para lá. 

Santa Ana - A recepção da UBS do Santa Ana nos revelou que estão sem médico, e que as pessoas que estão chegando por lá estão sendo orientadas a irem para Unidade Mista Maria Tereza Brennand Coelho. A atendente disse ainda que, pra suprir a ausência de médico, um médico da Unidade Mista (Dr. Egnaldo) está indo às vezes até lá nas sextas; mas que não é função dele. 

Santa Iracema - Por último, estivemos no PSF do Loteamento Santa Iracema. Ao indagarmos se havia médico em exercício, a recepcionista respondeu que sim, que havia nas segundas e terças-feiras, mas que hoje ela não tinha vindo. Ela também confirmou que os pacientes da Vila estavam indo pra lá, e que por isso a médica estava tendo que atender acima do previsto. 

Descrevemos, portanto, a atual situação da saúde básica na nossa cidade. Em resumo, das cinco unidade, temos duas sem médico, uma fechada, e duas com médicos. Das unidades que dispõe de médico, uma oferece atendimento em apenas um dia da semana, e outra em dois dias. Sem contar o fato de que a Unidade Mista de Buenos Aires está sem quaisquer condições de realizar um parto, as parturientes estão tendo que ser levadas para outras cidades. 

0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que achou disso!