- Nenhum comentário

Inscrições para o Enem começam nesta segunda (08)



Começam nesta segunda-feira (08) as inscrições para o Exame nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. O sistema poderá ser acessado pelos candidatos para realizar inscrições a partir das 10h. O prazo para realizar a inscrição expirará às 23h59 do dia 19 de maio.

Mudanças que ocorrerão no Enem este ano


Algumas mudanças ocorrerão no Enem este ano. A taxa de inscrição, para os pagantes, por exemplo, aumentará para R$82, e deverá ser paga até o dia 24 de maio. Outra alteração que ocorrerá será na realização das provas. A Redação e a prova de Linguagens, que antes eram realizadas no segundo dia, agora serão realizadas no primeiro dia juntamente com a prova de Humanas. No segundo dia serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Diferentemente dos anos anteriores, as provas serão personalizadas, ou seja, trarão o nome e o número de inscrição já impresso no caderno de provas. Desse modo não será mais preciso escrever a cor do caderno de provas no cartão de respostas (gabarito). Entretanto, ainda será necessário transcrever a tradicional frase de segurança que vem no caderno de provas para o gabarito.

Pela primeira vez o Enem será realizado em dois domingos, nos dia 5 e 12 de Novembro, respectivamente. Um outro fator bastante relevante é que a partir dessa edição do Enem os alunos que necessitarem de um tempo adicional para fazerem as provas, devem solicitá-lo no ato da inscrição. Antes essa solicitação podia ser feita no dia do exame, agora não mais. Essa medida é válida para disléxicos, autistas, pessoas que possuem déficit de atenção, entre outras condições.

Quem poderá ser isento?

As regras também mudaram para os que desejam ser isentos. Esse ano, para comprovar renda, os inscritos precisarão informar o número de inscrição social (NIS). Essa exigência será feita aos que se inscreverem alegando baixa renda, mas também poderão inscrever-se os alunos que estudaram todo o ensino médio em escola pública, ou em escola particular na qualidade de bolsistas; desde que possuam renda familiar de até um salário mínimo e meio. É importante frisar que a partir desse ano os que forem isentos e não comparecerem ao local de provas, sem apresentarem uma justificativa a respeito de sua ausência, não terão direito à isenção na edição posterior do Enem. Essa foi uma medida que o MEC adotou no intuito de frear o número de insetos ausentes no dia da prova. O edital já está aberto desde o dia 10 de abril e pode ser consultado neste endereço.

0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que acho disso!