- Nenhum comentário

Justiça Eleitoral reforça necessidade de cadastramento da biometria


Aconteceu na manhã desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Buenos Aires, uma audiência pública promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o intuito de incentivar os cadastramentos biométricos. 

Fizeram-se presentes na audiência o vice-presidente do TRE, o excelentíssimo desembargador Agenor Ferreira, o excelentíssimo senhor juiz eleitoral Augusto Angelim, o corregedor Henrique Dias e a promotora da Justiça Eleitoral, a senhora Maria José. 

Na ocasião foram reforçados os motivos pelos quais os eleitores necessitam fazer o recadastramento.

Além de não poder mais exercer sua cidadania, mediante o voto, o cidadão que não se sujeitar ao recadastramento, sofrerá prejuízos. Tais como:

  • Terá seu título de eleitor cancelado;
  • Perderá o direito ao benefício do Bolsa Família e demais benefícios sociais;
  • Em caso de aprovação em concurso público, o candidato não poderá tomar posse;
  • Além de outros danos.


O prefeito Fabinho Queiroz, juntamente com o presidente da casa legislativa, Gyan Karlos, garantiram esforços no sentido de facilitar para que toda população tenha seu cadastramento biométrico realizado. 

Até o momento, 56% dos eleitores de Buenos Aires realizaram o cadastramento. A Justiça Eleitoral espera que o percentual mínimo de 90% seja atingido até o dia 11/12/17, data final para realização do cadastramento. As autoridades afirmaram que não há qualquer garantia de que o prazo será prorrogado, desta forma os eleitores deverão se dirigir ao posto de atendimento antes do final do prazo. 

As autoridades afirmaram ainda que a não realização do cadastramento tratá prejuízos não apenas aos eleitores, mas também ao município de Buenos Aires (no que se refere ao repasse de verbas) e aos demais municípios formadores da 23ª Zona Eleitoral.

Onde devo ir?


O posto de atendimento em Buenos Aires está localizado ao lado da Secretaria de Ação Social, próximo ao Clube Municipal de Buenos Aires, no começo da cidade. 

Qual o horário de atendimento?


De segunda a sexta, das 8h às 14h. O prefeito Fabinho Queiroz solicitou às autoridades que fosse permitido realizar o cadastramento também nos finais de semana, tendo em vista possibilitar que os eleitores que trabalham fora do município também possam se recadastrar. O pedido será analisado pelas autoridades. 

Realizei o recadastramento em Nazaré da Mata em 2016, preciso comparecer novamente?


Provavelmente sim. É preciso comparecer para verificar a necessidade ou não. 

Não moro em Pernambuco e voto em Buenos Aires, como faço?


As autoridades não abordaram essa questão na audiência, mas o cadastramento deve ser realizado em Buenos Aires ou em Nazaré da Mata. O eleitor só poderá realizar o recadastramento em municípios que estejam fora da zona eleitoral se quiser transferir o título para o local atual de residência. 

O recadastramento é gratuito? 

Sim.  


Confira o vídeo completo da audiência:



Prefeito 


O prefeito Fabinho Queiroz (PR) aproveitou a oportunidade e realizou o cadastramento biométrico do título de eleitor.

0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que achou disso!