- Nenhum comentário

Buenos Aires recebe Selo Unicef Município Aprovado


O município de Buenos Aires foi contemplado com o Selo Unicef Município Aprovado na edição 2017-2020. É a quinta edição da iniciativa. Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.

Com a conquista do selo, os mais beneficiados serão as crianças e adolescente, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos.


O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Para estabelecer contato entre o município e a Unicef é escolhido um articulador. Em Buenos Aires, o articulador é o secretário  de habitação e ação social, João Paulo Vieira.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social.


0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que achou disso!