- Nenhum comentário

Município de Goiana passa a integrar a Região Metropolitana do Recife

 (Foto: Reprodução/TV Globo)

O município de Goiana passa a integrar a Região Metropolitana do Recife (RMR). A lei complementar número 382 foi sancionada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), na terça-feira (9) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (10). Agora, o Grande Recife passa a contar com 15 cidades.

Distante 65 quilômetros do Recife, Goiana fazia parte da Zona da Mata Norte do estado e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em 2017 a população estimada era de 79.249 habitantes.  A inclusão do município na RMR foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em dezembro de 2017. 

Com a mudança, o município passa a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, com o voto do prefeito tendo peso 2. Cada um dos 15 municípios tem um peso próprio nas votações, calculado a partir da população. Olinda, por exemplo, tem peso 5 e Cabo de Santo Agostinho, 3.

A cidade também passa a ter acesso e fazer parte do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife, além de entrar no planejamento do sistema viário, de trânsito e transportes da região – o que pode facilitar o deslocamento da população entre a cidade e a capital.

Com informações do G1 Pernambuco.

0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que achou disso!