- Nenhum comentário

Sec. de Saúde de Buenos Aires é premiada nacionalmente por combate ao suicídio

(Foto: secretária Yranusa Cavalcante recebe premiação em Belém-PA)


O trabalho realizado pela Secretaria de Saúde de Buenos Aires no combate ao suicídio foi premiado nacionalmente no XXXIV Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, realizado entre os dias 23 e 25 de julho, em Belém-PA. A eficácia do trabalho já havia sido reconhecida anteriormente em premiações concedidas pela II Gerência Regional de Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.  

O município de Buenos Aires registrava uma enorme taxa de suicídio e era necessário o desenvolvimento de ações que reduzissem este indicador. 

De acordo com a secretária de saúde Yranusa Cavalcante, foram então reorganizadas as Equipes de Saúde da Família, contratados médicos para todos os postos, cadastrado de todos os usuários de medicamentos psicotrópicos (sedativos e tranquilizantes), houve a implantação do NASF, do ambulatório de especialidades (psiquiatra) e ambulatório de psicologia,  além da integração dos profissionais da Unidade Mista com a Vigilância em Saúde e a parceria das Secretarias de Educação e Assistência Social, do Ministério Público e da sociedade civil. 

Somadas, as ações deram certo. Conseguiu-se reduzir em 75% o número de suicídios em 2017 (quando comparado ao ano de 2016) e, até o momento, em 2018 não foi registrado nenhum caso. Existe apenas um em investigação. O último caso registrado foi em 28/08/2017. 

"É com grande alegria que recebemos esta premiação pois ela nos motiva a continuarmos desenvolvendo ações que promovam mais saúde para a população. Este reconhecimento é para todos os servidores, profissionais e aos que participaram e participam de forma direta e indireta para melhoria de nossos indicadores. Quando trabalhamos com compromisso e responsabilidade os resultados aparecem", avalia Yranusa.  


0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que achou disso!